(Presse / Imprensa - Jornais, Radio & TV)

Alguns artigos de imprensa, a maior parte deles ligados ao Hóquei em patins. Quelques articles de presse, concernant surtout le Rink-Hockey.

27 août 2007

6 perguntas tecnicas - Para Blog Helder Antunes - 27.08.07

"Entrevista"/ "Opinião" para ler no Blog HPT.

*****
Para mais tarde recordar:
*****

6 PERGUNTAS TÉCNICAS A PEDRO ANTUNES

Pedro Antunes
Treinador Juventus H.C. Montreux - Suiça - Séniores Elite LNB (2° divisão)
Ex-seleccionador de Juniores da Suiça (2000/2007) e do Genéve RHC

1- Considera que os exercícios de dominante técnico-táctica devem ser realizados desde o primeiro dia de treinos? Ou considera que os exercícios de dominante física são os mais importantes no período inicial?

PA – Tudo depende do tempo que tens antes que o campeonato comece e dos jogadores que tens à disposição. Este ano por exemplo, trabalho a dominante física, ao mesmo tempo que trabalho a parte técnica com integração de exercícios técnico-tácticos. Alguns dos meus jogadores, só terão 4 treinos antes do primeiro jogo do campeonato. Tem que se fazer tudo ao mesmo tempo!!!... Além disso gosto de trabalhar sempre assim.

2- Qual a importância da análise do último jogo realizado no âmbito do planeamento/periodização do trabalho, quer haja ou não recurso a meios como o vídeo?

PA – É muito importante de ver sobretudo o que correu mal e corrigir, para que o que se passou de negativo, se repita o menor número de vezes possível...

3- Qual o grau de conhecimento que tem das equipas adversárias? Que meios são utilizados para possuir esses conhecimentos?

PA – Este ano por exemplo é uma grande incógnita para mim. Não conheço as equipas Suiças da 2° divisão. Terei que fazer uma análise rápida de cada instante da partida e adaptar a equipa o melhor possível (à equipa adversária). Algumas indicações dadas pelos meus jogadores, que os conheçem do campeonato passado, serão também levadas em conta.

4- Em tese, quais as características que deverá ter um bom jogador de hóquei em patins?

PA – Deve ser um jogador que se adapta a qualquer posição dentro de campo. Tanto pode ser defesa, como atacante. Tem que ter uma boa técnica individual ofensiva e defensiva. E que se adapte rápidamente à táctica que eu quero na equipa.

5- Qual é o relacionamento ideal entre um treinador e: os seus atletas, arbitragem, dirigentes e equipa técnica?

PA – Com os seus atletas, o treinador tem que ser como um pai. O Pai escuta, aconselha, brinca, discute, mas no fim é sempre ele que manda.

Com os árbitros, ser respeituoso e aceitar as decisões de arbitragem durante o jogo. Ter educação, para no final do jogo, poder discutir sobre algo que não achou muito normal. Mas isso nem sempre é fácil...

Com os dirigentes, ser um Diplomata.

Com a equipa técnica, ser como um membro de uma única e só família.

6- Como define o “tipo” de jogo a implementar numa equipa, a nível defensivo e ofensivo? Tem em conta as características dos atletas, dos adversários, ou até dos próprios hábitos do clube?

PA – Tipo “Inteligente”, “Reflectido” e “Eficaz”... Tudo tem que ser levado em conta.

O hptreinadores agradece a Pedro Antunes a total disponibilidade demonstrada bem como a sua participação.

posted by Helder Antunes at 11:32 AM

Libellés : ,